O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, alertou que as taxas Euribor, que servem como base para calcular a prestação da casa em cerca de 70% dos contratos de empréstimo à habitação em Portugal, atingirão valores máximos no verão.
Segundo as previsões citadas por Centeno, as taxas a três e seis meses só atingirão o seu pico máximo em agosto, enquanto a Euribor a 12 meses já baixou em março e espera-se que continue a diminuir todos os meses até ao final do ano.
Atualmente, há cerca de 1,1 milhões de contratos da casa com taxa variável em Portugal, o que significa que o aumento das taxas de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE) pode ter um impacto significativo na prestação da casa para muitas famílias.
Desde julho de 2022, o BCE já aumentou as suas taxas em 350 pontos base, o que tem vindo a causar preocupação aos portugueses.
Apesar das preocupações, Centeno ressalta que o enquadramento económico e financeiro atual é melhor do que em 2009, altura em que ocorreu uma crise financeira.
Por exemplo, há hoje menos 16% de famílias endividadas com crédito da casa do que na crise anterior. Metade das famílias precisam de apenas 15% dos seus rendimentos para pagar os seus empréstimos à habitação.
O governador do Banco de Portugal destaca também que, apesar do agravamento das taxas, o risco de incumprimento neste momento é baixo, pois nunca tivemos tantos portugueses a trabalhar e já tivemos prestações da casa mais altas e mais famílias mais endividadas do que hoje em dia.
No entanto, Centeno frisa que o processo gradual de subida da prestação da casa por conta do aumento das Euribor vai decorrer no próximo ano e meio, e só terminará quando as taxas do BCE voltarem aos níveis neutrais, que são mais baixos do que aqueles que temos hoje.
Em resumo, o aumento das taxas Euribor pode afetar significativamente a prestação da casa para muitas famílias em Portugal, mas o enquadramento económico e financeiro atual é melhor do que em 2009 e o risco de incumprimento é baixo.
Está cansado de estar sempre a fazer contas ou está sem tempo?
Transfira o seu crédito habitação gratuitamente através da Mycredit, aumentando o rendimento disponível.
Peço ajuda para o meu caso